Dança Circular Sagrada

Você gostaria de dançar com a alma?

É um maravilhoso instrumento de integração, celebração, autoconhecimento e autocura, vivenciado com alegria e leveza, em comunhão com os integrantes do grupo.

Participe

O que é Dança Circular

As Danças Circulares Sagradas são danças desenvolvidas em círculo, envolvendo simbologias, tradição e cultura de diferentes povos do mundo (gregos, escoceses, russos, israelitas, árabes, brasileiros e outros).

Suas origens se perdem no tempo e se confundem com as origens da própria Humanidade. Elas refletem a necessidade de comunhão entre os membros da comunidade e os povos antigos tinham esta sabedoria de cantar e dançar nas mais diversas situações.

Tudo era celebrado, cantado e dançado: nascimento, casamento, plantio, colheita, morte. Com a vinda do “progresso” econômico e social, o homem foi se afastando da natureza e perdendo a conexão com a essência da vida.

Na roda, de mãos dadas, voltada para um centro comum, ao ritmo de suas músicas, nos passos e nos gestos desenhados no movimento coletivo, as marcas de tradições diversas são dançadas e acolhidas, são vivificadas no círculo.

(BRAGA,2003;OSTETTO, 2010, BRAGA, s/d)

Por que Dançar em Círculo?

A maioria das danças são em círculo (muito embora existam algumas em linha, em espirais, etc.)

Talvez um dos motivos que fazem das danças circulares algo tão envolvente seja o fato das coreografias se constituírem em fenômenos cíclicos.

Ou seja, os passos são agrupados em sequências que se repetem no decorrer de toda a música. Dessa maneira são reproduzidos os ritmos da natureza: o começo e o fim, o nascimento e a morte, o dia e a noite, as estações do ano, além dos ciclos que compõem a biografia humana. 

Assim nós somos levados a perceber as mudanças que vão acontecendo em nossas vidas, vamos nos percebendo seres mutantes que, a cada repetição ocorrente, já não somos mais os mesmos que da última vez. (BRAGA, s/d)

O círculo pode ser interpretado como um símbolo do “Self”: “ele expressa a totalidade da psique em todos os seus aspectos, incluindo o relacionamento entre o homem e a natureza” (JUNG, s/d., p. 240 apud ALMEIDA, 2005).

Assista ao vídeo

Seres Vivos - Dança Circular Sagrada - Elemento Terra

Benefícios das Danças Circulares

Nível emocional
- Alivia as tensões e preocupações ao colaborar na flexibilização da couraça muscular, restaurando o equilíbrio emocional e normalizando a sensibilidade;
- Ensina os agressivos ou exibicionistas a refrear seus impulsos, ao mesmo tempo que encoraja os tímidos a superarem sua timidez.

Nível moral e social
- Contribui para a formação do caráter e da personalidade, incentivando o domínio de si mesmo, a disciplina e a responsabilidade;
- Promove o estreitamento de amizades, o companheirismo e a integração grupal, além de desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação;
- Fortalece os vínculos afetivos e solidários.

Nível físico e mental
- Aperfeiçoa as funções dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo e neuromuscular, aumentando a agilidade, flexibilidade e elasticidade dos movimentos, bem como o sentido de lateralidade;
- Facilita a auto-observação da imagem corporal em movimento no espaço, ao mesmo tempo em que desenvolve as funções mentais como a imaginação, concentração, atenção, raciocínio e memória.

Nível cultural
- Compartilha ideias e costumes de diversos povos, servindo como um fator de comunhão cultural que auxilia na eliminação de preconceitos e no combate ao medo das diferenças;
- Através do canto, demonstra a diversidade de línguas, poesias e ritmos de diferentes povos e culturas.

Circulando com os 4 Elementos

A proposta dos encontros é unir Dança Circular, mandalas e materiais artísticos, dentro da temática dos quatro elementos da natureza – fogo, terra, ar e água. Faremos uma relação com os tipos psicológicos de Jung: pensamento, sentimento, sensação e intuição.

Cada elemento corresponde a uma etapa do processo alquímico, análogo ao processo de autoconhecimento, segundo os estudos de Jung.

Estar despertando um maior contato com a natureza da qual fazemos parte, de que por circunstâncias várias, nos afastamos, deixando de perceber as coisas mais simples e primordiais que tanto necessitamos.

A medida que nos aproximamos desta natureza, nos damos conta das cores, dos movimentos, das formas, do contraste luz e sombra, dia e noite e de tantas transformações que ocorrem a todo instante.

Quanto mais integrados com essa natureza mais perto estamos de nós mesmos.

Características dos Elementos

Água

A água é fonte de vida, centro de regenerência e meio de purificação.
• Símbolo de limpeza, purificação, sabedoria, pureza, graça e virtude.
• A água trás flexibilidade, abertura e envolvimento.
• Símbolo que traz a expansão, a fluidez, o frescor e o relaxamento.
• Está ligada ao nosso corpo emocional.

Ar

• O ar é o símbolo da liberdade, da expansão, da comunicação e da criação
• A liberdade aérea fala, ilumina e voa.
• Trabalha a racionalidade, ajuda a organizar os fatos e as ideias.
• Está ligada ao nosso corpo mental.

Fogo

O fogo é um símbolo purificador, regenerador e transformador.
• Assim como o sol, simboliza por suas chamas a ação, fecundante, purificadora e iluminadora. • Através do fogo podemos despertar a nossa chama interior, conectando com a essência.
• Tem ligação com o nosso corpo espiritual.

Terra

• A terra é o símbolo da origem da vida, que sustenta, nutri e acolhe o ser.
• Possibilita ajuda na estruturação psíquica, permite percepções de sensações/fenômenos e favorece a imaginação criativa.
• Ligada às nossas raízes, ao nosso corpo físico, é a nossa conexão com o mundo material.

Conheça os Terapeutas Responsáveis

Clique aqui

Participe da Dança Circular Sagrada.

Envie-nos a sua mensagem de interesse.

Mensagem enviada!

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Esperamos responder em até 24 horas. Você também pode nos contatar através de redes sociais. Os links estão logo abaixo.